sábado, 7 de novembro de 2015

Tablet CCE T77 - Criando um servidor de arquivos FTP

Olá Pessoal

O tutorial de hoje serve para que o professor possa compartilhar seus arquivos com os alunos utilizando o tablet ou seu próprio smartfone, essa transferência de arquivo ocorre por FTP é necessário que todos os usuários, alunos e professores estejam conectados na mesma rede.
Dessa forma podemos utilizar a rede wifi da própria escola ou criar uma rede para transferência de arquivos, recomendamos que você crie a rede na hora em que for utilizar essa ferramenta.

Vamos ao passo a passo:

1- Instalando o aplicativo "ES File Explorer File Manager"

1.1 Acesse o Google Play e instale o aplicativo "ES File Explorer File Manager"

2- Configurando o Tablet do Professor

2.1 Acesse o aplicativo "ES File Explorer File Manager" no canto superior direito acesse o menu principal, procure o submenu "Rede" e clique em Gerenciador de Rede.

2.2 Neste momento devem aparecer todas as suas redes wifi, caso esteja conectado em alguma rede desconecte-se clicando em "sair" abaixo do ID da sua rede, em seguida clique em "Criar um Hotspot Portátil", perceba que aparece Conexão Estabelecida, ID ES_1162, e logo abaixo a senha, anote o ID e a SENHA, pois seus alunos precisam se conectar a essa rede para ter acesso aos seus arquivos.


2.3 Acesse novamente o submenu "Rede" e clique em "Gestor Remoto" em seguida clique em "Ligar", nesse momento deve aparecer no centro da tela um link como esse "ftp://192.168.0.10:3721/" anote esse endereço, pois será por ele que seus alunos terão acesso aos aquivos do seu tablet ou smartfone.


2.4 Clique no menu "Configurações" que está logo abaixo do link e selecione a pasta que deseja compartilhar clicando em "definir o diretório raiz".

2.5 Pronto a parte difícil já foi feita, agora solicite aos seus alunos que se conectem com seus dispositivos android ao seu hotspot wifi EX: ES_1192, informe a eles a senha de acesso que foi gerada.

3 Configurando o Tablet ou Smartfone do Aluno

3.1 Os alunos podem acessar os aquivos do seu tablet de duas formas, a primeira e mais simples é pelo navegador inserindo o endereço ftp (ex: ftp://192.168.0.10:3721), o problema é que nem todos devem conseguir acessar, pois esse recurso consome muita memória RAM do equipamento, e sabemos que nem todos os alunos possuem equipamentos robustos, entretanto eu recomento que solicite previamente ao seu aluno que instale o aplicativo "ES File Explorer File Manager" Acesse o submenu "Rede" e clique em "FTP" depois em "Novo" depois na opção "ftp" em seguida informe o no campo "servidor" o "IP", preencha a Porta, selecione a opção "Anônimo" em seguida clique em "OK" conforme a imagem abaixo. Será criada uma pasta onde deve aparecer o conteúdo do tablet do professor.



Com esse recurso as possibilidades são inúmeras, você pode enviar arquivos de texto, video e som diretamente aos seus alunos, outra possibilidade interessante é enviar arquivos para o computador interativo (Artur) através da rede FTP. Conseguiu fazer mais alguma coisa, comente e divulgue suas ideias.

Att, Rafael Herdy

Link do Tutorial

Link da Apresentação Prezi
 





Nenhum comentário: