sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Atualizar Firefox 40 no Linux Educaional 4 - LE4

Bom dia pessoal, hoje vamos aprender a atualizar o firefox 40 no linux educacional 4.

1 - Ligue o computador e faça o login com a conta professor, acesse o nagevador de interne e vá até a pagina de download do firefox https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/, clique em "Download Gratuito" e aguarde até que o download seja concluido.

2 - No gerenciado de arquivos procure a pasta de download clique com o botão direito no ícone do firefox (firefox-40.0.3.tar.bz2) e clique em "Extrair arquivo aqui" será criada uma pasta com o nome firefox, clique sob a pasta com botão direito do mouse e clique em renomear, substituo o nome por "firefox40"


3 - Clique agora no menu LE, Sistemas, Modo Super Usuário (Gerenciador de Arquivos), digite a senha "professor", localize a pasta que você descompactou em copie para /etc/firefox conforme a imagem abaixo


4 - Agora vamos mudar o caminho para que o sistema abra o firefox atualizado, na area de trabalho pressione a tecla Alt+F2 e digite "kmenu" clique em internet e depois em Mozila Firefox (Navegador Web) ao lado direito observe o icone que fica no final do campo "comando" conforme a imagem abaixo.



5 - Procure o arquivo firefox-bin seguindo o caminho /etc/firefox/firefox40/firefox-bin e clique em ok depois em salvar em seguida aguarde a atualização do sistema. Pronto se você clicar no menu LE/internet/Mozila Firefox o navegador já aparece atualizado.

6 - Agora vamos substituir o atalho da barra de menu para que também abra o firefox atualizado. Clique com o botão direito do mouse no ícone do navegador de internet na barra de menu, agora selecione a opção remover lançador. Observe que o icone desapareceu, agora vá até o menu LE/Internet/ Mozila Firefox clique segure e arraste até a barra de menu onde você removeu o ícone antigo. Feche o navegador antigo e abra o novo utilizando os mesmo atalhos.

Pronto agora seu computador está com o navegador atualizado para versão 40 do Firefox.

Abraços!

PS: se não funcionar será preciso dar permissão de acesso utilizando o seguinte comando no terminal $sudo chmod 777 /etc/firefox/firefox40

 












Nenhum comentário: