quinta-feira, 19 de maio de 2011

TUTORIAL PARA CORRIGIR PROBLEMA COM O AUDIO NO LINUX EDUCACIONAL

A solução é simples, e por sua vez óbvia, basta dar permissão ao usuário criado (aluno no meu caso) para acessar os arquivos do grupo audio.

Segue abaixo o tutorial retirado do Blog http://eoil.blogspot.com

Registrando o novo usuário aos grupos dos recursos básicos (usado para reparar uma falha de permissão no dispositivo de som de um perfil).

Primeiro vamos consultar a quais grupos o novo usuário tem acesso, com o seguinte comando, ainda no terminal:

# groups aluno

O sistema lhe retornará, provavelmente apenas o grupo com o nome do próprio usuário, como na figura abaixo.


Agora com o comando de registrar usuário em um grupo (gpasswd -a) seguido do usuário (ex. aluno) e do grupo ao qual o usuário vai ser registrado (ex. audio), fica assim:

# gpasswd -a aluno audio

O sitema retornará uma mensagem confirmando a operação


Repita o passo acima descrito com todos os grupos que você deseja adicionar. No Linux Educacional 1.0 e 2.0 os grupos básicos são: dialout, cdrom, floppy, audio, video, plugdev, powerdev e netdev, já na versão 3.0 os grupos básicos são: dialout, cdrom, floppy, audio, video, plugdev, fuse e dip.
Depois de repetir o passo acima descrito, alterando apenas o grupo, o sistema deverá exibir uma tela semelhante a mostrada abaixo. Dica, para não ter que digitar todo o comando novamente, tecle a seta direcional para cima e altere o nome do grupo com o backspace.


Caso você ache interessante registrar o usuário professor ao grupo aluno, para que ele tenha permissão de leitura e/ou acesso aos arquivos desse grupo, faça as devidas alterações ao comando descrito acima, e chegará ao seguinte comando:

# gpasswd -a professor aluno

Reinicie o computador e pronto..

Abraços

Rafael Herdy
NTE/Castanhal

Nenhum comentário: