quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vencendo as Adversidades

Na Escola Bibiano Monteiro, localizada na zona rural do município de Marapanim, funciona um anexo da Escola Remigío Fernandez, na qual o professor Fernando Ubirajara ministra suas aulas de Educação Física tentando superar as adversidades do seu dia a dia, como por exemplo, a falta de material didático esportivo e de um espaço adequado para as atividades físicas.

Um certo dia, conversando com os alunos na hora do intervalo, observei que os mesmo comentavam euforicamente sobre a aula de educação física ministrada pelo professor acima citado, curiosamente resolvi acompanhá-los depois de ter sido convidado por eles à observar a aula que iria acontecer em um rio próximo à escola. Ao chegarmos o professor pediu para que os alunos se organizassem em baixo de uma arvore próxima a margem do rio, o professor propôs aos alunos uma aula de natação, ensinando-lhes estilos e técnicas próprias da atividade esportiva, e logo em seguida todos caíram de cabeça na aula literalmente.

Nos dias de hoje nos deparamos com grandes dificuldades em sala de aula, principalmente quando se fala em recursos didáticos, falta de carteiras, quadros em péssimas condições, realmente isso nos desestimula muito em nosso dia a dia. Porém, sabemos que quando estamos dispostos e queremos fazer algo diferente, não há obstáculo que nos impeça a exercer nossa profissão.

Pudemos observar que com uma simples idéia, o professor deu um grande salto nas dificuldades encontradas na escola, mesmo sabendo que não devemos restringir nossas práticas pedagógicas aos espaços físicos tradicionais já conhecidos.

Quando encontrar em seu trabalho alguma dificuldade, lembre-se de que há pessoas que precisam do seu empenho para conseguir algo melhor em suas vidas, fica esse exemplo a todos os profissionais da educação, que por diversos problemas foram perdendo a motivação capaz de mudar a vida de centenas e até milhares de pessoas.

Texto: Prof. Rafael Herdy
Revisão Final: Profª. Aldenize Bremgartner

4 comentários:

NTE Castanhal disse...

Parabéns pela iniciativa, Raphael. Precisamos realizar este trabalho de motivação entre nós e de divulgação de nossas idéias critativas!!
Parabéns à idéia criativa do professor de Educação Física. Eu adoraria ter tido uma aula assim.
Jamille

Anônimo disse...

Prof. Rafael, preciso falar com o senhor o mais breve possível à respeito da rádio, pois tem um dos integrantes do grupo já formado que não quer mais participar. Dessa forma eu gostaria muito de saber o que se deve fazer.
Aguardo o seu contato assim que possível.

Atenciosamente,

Janaina Cristina, 2.204.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa!!!

Rafael Herdy disse...

Olá Janaina.. vou na segunda pra acertar os detalhes da rádio com vocês, procuro você por lá.. abraçoss